Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ioga ajuda na preparação para o parto

A gravidez é um momento de muitas mudanças. O aumento da barriga, a dificuldade de equilíbrio e a instabilidade emocional são algumas das queixas mais comuns. Para tentar administrar essas transformações, muitas gestantes procuram aulas de ioga.

“Não há uma modalidade chamada ‘ioga para gestantes’. O que existe são algumas posturas mais indicadas para serem praticadas durante a gravidez”, conta Thiana Andreotti, coordenadora do Espaço Materno, de Jundiaí (SP).

Benefícios

A prática da ioga pode ser muito útil para o desenvolvimento da gestação. Segundo Thiana, uma das vantagens é estabelecer um equilíbrio emocional e físico. “Isso vai ajudar muito no parto porque durante a gravidez a mãe se conectou com o corpo, encontrou um espaço onde ela sente tranquilidade e confiança”, explica.

As dores nas costas também podem ser combatidas com a ioga. Durante as aulas, é normal fazer séries de alongamentos que diminuem o impacto da barrigona na lombar. Outro aspecto importante são os exercícios de controle de respiração, que também podem fazer parte do programa.

Diferentes aulas

Não existe uma didática fixa para as aulas de ioga com grávidas. Cada local e professor têm o próprio método. Thiana, por exemplo, divide os exercícios por períodos de gestação. O primeiro trimestre é o mais leve, com um trabalho focado na concentração e na respiração. No segundo, o objetivo é melhorar o equilíbrio, com posturas mais complexas. Para terminar, o terceiro trimestre trabalha mais a preparação para o parto, com posições de cócoras e fortalecimento da musculatura.

Após a chegada do bebê, as aulas recebem novo formato. “Depois de uns 50 dias, as alunas voltam para fazer a ioga mamãe e bebê”, conta Thiana. “Dependendo da idade, o bebê só vai dormir durante a aula. Mas a gente abre esse espaço para a mãe sair de casa com ele.”

Antes de se matricular em uma aula de ioga, converse com o seu médico e pergunte se ele autoriza a atividade. A ioga pode ser contraindicada em gestações que apresentam sangramento ou riscos de aborto. Se o obstetra autorizar, então aproveite para relaxar durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário